post-image

O Consolador

QUEBRA GELO: Você já foi consolado(a)?

PASSAGEM BÍBLICA: João 16:7-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: De acordo com o texto que acabamos de ler, Jesus antes de padecer na cruz, ressuscitar e ser elevado aos céus, fez uma promessa para os seus discípulos, que até hoje se cumpre na vida daqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador. E a promessa foi: João 14:18 Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês.
Mas no texto que lemos, Jesus não somente reforça a promessa feita em João 14:18, como acrescenta qual será obra do Espírito Santo na terra.
Pergunta: Quem é o Espírito Santo para você?
A obra do Espírito Santo consiste em convencer o mundo de três coisas:

1º O ESPÍRITO SANTO CONVENCE DO PECADO - João 16:9 do pecado, porque eles não creem em mim; Ao ler esse versículo de forma superficial podemos acreditar que esse pecado diz respeito somente para aqueles que não receberam a cristo como senho e salvador. Porém se lermos a bíblia vamos ver que o pecado começou, não em pessoas que não conheciam a Deus. Mas sim naqueles que conhecendo a Deus não o glorificarão como Deus (Romanos 1:21).
Não crer em Deus, é não crer que Ele cumprirá tudo que ele disse que faria. O pecado no Eden antes de ser um pecado de desobediência foi um pecado de incredulidade. Leia (Gn.2:17 e Gn.3:4) - Em quem Eva e Adão acreditarão?
1ª João 3:9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. A obra do Espírito Santo em nossas vidas deve nos convencer dos pecados que cometemos. Todas as vezes que sou convencido pelo Espírito é confesso um pecado, sou livre da condenação. Provérbios 28:13 Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia. Todas as vezes que tentamos encobrir nossos pecados, o Espírito Santo busca nos levar ao arrependimento e a confissão, para que possamos alcançar misericórdia.

2º O ESPÍRITO SANTO NOS CONVENCE DA JUSTIÇA - João 16:10 da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; Quando o Espírito Santo nos leva ao arrependimento e somos confrontados pelos nossos pecados, e nos percebemos pecadores. O Espírito Santo nos convence do Juízo. O que isso significa? Significa que o Espírito Santo nos revela a obra de Cristo na Cruz para perdão dos nossos pecados (Leia Atos 2:37-38) e nos conduz ao arrependimento, ao batismo e a sermos transportadores da sua presença em nós.

3º O ESPÍRITO SANTO NOS CONVENCE DO JUIZO - João 16:11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. A morte e ressurreição e ascensão de Jesus representam a derrota definitiva do diabo, o príncipe desse mundo. Jesus triunfou na cruz sobre todo poder que o diabo exercia na humanidade. Pois Jesus venceu o diabo como homem e com isso resgatou a todos do poder do diabo. Romanos 5:19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só (Cristo), muitos se tornarão justos.
Satanás já está condenado e por isso tenta levar mais pessoas a abrirem mão da obra salvadora de cristo, levando-os a desejarem as obras da carne. Mas a bíblia diz: Gálatas 6:8 Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.

CONCLUSÃO: Como compartilhamos hoje, nossa vida é marcada pela presença do Espírito Santo que nos acompanha em todos os momentos. Então ouça ao Espírito Santo, permita que ele dirija a sua vida, sentimentos e atitudes. Efésios 4:30 E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Baixar carta