post-image

O tratamento de Deus

QUEBRA GELO: Você já fugiu de alguma responsabilidade?

PASSAGEM BÍBLICA: Jonas 1:1-3 A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo: ² — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. ³ Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Jonas 1:1-3 A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo: — Levante-se, vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

INTRODUÇÃO: Desde a queda no Éden, parece existir na natureza humana, uma disposição de ir em direção oposta a vontade de Deus. Romanos 7:18 diz: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim, mas não o realizá-lo. No texto que lemos, encontramos um profeta de Deus fazendo exatamente isso. O que podemos aprender com esse Profeta?

1º Nossos melhores planos sem Jesus são muito ruins - Jonas não desejava cumprir o seu propósito, porque não concordava com a vontade de Deus. Deus queria salvar os Ninivitas e Jonas, queria que Deus os matasse. Jonas sabia que se fosse pregar em Nínive o povo se converteria. (Leia Jonas 4:1-4)
Pergunta: Alguma vez você desejou o mal a alguém? Muitas vezes nos denominamos “pessoas de Deus”. Mas vivemos em trevas: 1ª João 2:9 Quem diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, está nas trevas até agora.

2º Deus não espera de nós concordância. Ele espera obediência - Deus conhece a maldade dos que nos maltrataram e a nossa. Logo, a orientação de bem dizer o que nos mal dizem e orar pelos que nos perseguem tem por objetivo revelar a nós a nossa maldade, e não, a nossa bondade. Deus não deseja perdoar somente os nossos inimigos. Ele também deseja que sejamos perdoados. Mateus 6:14,15 — Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.
Pergunta: Existe alguém que você precisa liberar perdão?

3º A questão não é você. Mas a mensagem que você carrega - Jonas tinha a mensagem que poderia salvar toda uma cidade. Porém, por causa de uma alma ferida foi capaz de tentar fugir da presença de Deus, pagar uma passagem, ir para o fundo do Navio (para não ser visto), e dormir lá. Essa é a realidade de muitos: tem o conhecimento e a mensagem de Deus que pode salvar a muitos. Porém estão fugindo da presença de Deus, e se comprometendo com coisas e direções que não cooperam com a vontade e propósito de Deus em suas vidas. O resultado é que estão se sentindo esquecidos e adormecidos nos porões da vida. A ponto de não perceberem que a causa das tempestades, são as escolhas que tem feito que vão contra a vontade de Deus. Efésios 5:14 Por isso é que se diz: "Desperte você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará."

CONCLUSÃO: Jonas no final, fez tudo que o senhor tinha ordenado a ele. E Deus revelou também a Jonas, a sua própria maldade: Jonas 4:10,11 E o Senhor disse: — Você tem compaixão da planta que não lhe custou nenhum trabalho. Você não a fez crescer.
Numa noite ela nasceu e na noite seguinte desapareceu. E você não acha que eu deveria ter muito mais compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem distinguir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?

A Mensagem ainda é a mesma para todos nós. Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que ele envie o Cristo, que já foi designado para vocês, a saber, Jesus, Atos 3:19-20 NAA

Baixar carta