post-image

Reconcilie-se

QUEBRA GELO: Você já fugiu de alguma responsabilidade?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15:18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você já tentou se reconciliar com alguém? Como foi a experiência? Sobre esse tema a bíblia nos diz o seguinte: O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio. Provérbios 18:19. Algumas pessoas, têm vontade de pedir perdão, mas não tem coragem pois tem medo da reação do outro.
Na verdade, isso demonstra um certo orgulho e um desejo de justificar o que fez. Já outras, tem vontade de perdoar, mas também não conseguem, porque tem medo de serem feridas novamente o que demonstra insegurança. Nenhum traidor pode dar garantias de que não vai trair. Assim como nenhum pecador pode garantir que não vai pecar. Pois perdoar não garante acertos. Mas sim, manifesta um relacionamento mais sincero. (eu perdoo mesmo sabendo que o outro pode errar novamente, pois agora eu entendi que essa é a sua natureza e eu escolhi ajudá-lo em sua transformação). Essas são as bases da reconciliação, o ofendido desejando perdoar o ofensor e o ofensor desejoso de pedir perdão ao ofendido.
Tendo como base esses princípios, quais são os passos para a reconciliação com Deus?

1º RECONHEÇA QUE PECOU E VOLTE: E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Lucas 15:21 Muitas pessoas não estão vivendo uma vida abundante em Deus, porque não tomam essas atitudes: reconhecer o erro e voltar arrependido. Muitas estão sendo consumidas pela vergonha ou pelo orgulho. O filho pródigo percebeu que sua vida estava sendo imensamente prejudicada pela distância da casa do Pai.
Pergunta: Você acredita que precisa voltar para o Pai?

2º NÃO SEJA CONSUMIDO PELA CULPA. SE PERDOE E RECEBA PERDÃO: O filho pródigo reconheceu que havia pecado contra Deus e contra o seu próximo (no caso, seu pai). Lucas 15:18 registra esse momento, o filho prodigo diz: Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Deus nos dá oportunidade de restaurarmos nosso relacionamento com ele todos os dias. Na verdade Deus é um Deus pródigo!
Como o Pai que está pronto a perdoar os que se aproximam arrependidos.

3º VOLTE E VIVA O SEU PROPÓSITO: Lucas 15:20-24 Diz:- E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou. ²¹ E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. ²² Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lo, e pode-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; ²³
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; ²? Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

CONCLUSÃO: Na reconciliação três coisas acontecem: Vestes são mudadas, novas oportunidades são oferecidas (o anel no dedo). Uma nova jornada começa! Viva um Recomeço por meio da Reconciliação

Baixar carta