post-image

Tu me amas?

QUEBRA GELO: Alguma vez você ofendeu alguém e o próprio ofendido veio te pedir perdão?

PASSAGEM BÍBLICA: João 21:15-19

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O que vemos nesse texto, é que apesar de Pedro ter falhado com Jesus, é o próprio Jesus quem vai até Pedro buscar reconciliação. Da mesma maneira aconteceu conosco. Nós éramos inimigos de Deus porque fomos nós que o
ofendemos com nossos delitos e pecados Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não couça. (Isaías 59.2). Mas embora a culpa tenha sido nossa, e não de Deus, Ele decidiu fazer o movimento de reconciliação conosco - Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação. (2ª Corintios 5.19)
Nesse movimento de reconciliação nós percebemos 3 coisas:

1º Nós não amamos a Jesus na intensidade que achamos que o amamos.
Existem três definições para amor na língua grega, esse texto fala especificamente de duas dessas definições: Ágape e Filéo.
Ágape fala de um amor incondicional, Filéo fala de uma admiração.
Jesus estava falando de ágape e Pedro estava falando de Fileo.
É como se Jesus estivesse perguntando: “Pedro, tu me amas sobre todas as coisas?”
E Pedro estava respondendo: “Jesus, eu te admiro muito”.
Jesus não estava invalidando o amor de Pedro, ele só estava revelando que Pedro não o amava da maneira na intensidade que ele acreditava, e por isso o negara.
Jesus estava revelando Pedro para Pedro.
Perguntas: E você, tem amado a Deus de todo o coração, força e entendimento?
Você acha que o seu amor por Jesus tem sido o como você dia que o ama?

2º O seu amor por Jesus pode crescer.
Se na sua análise, você percebeu que seu amor por Jesus não é suficiente, a boa notícia é de que esse amor pode crescer.
¹? Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
¹? E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. (João 21:18,19)

O que Jesus estava dizendo para Pedro era: Eu sei que você ainda não está pronto para morrer por mim. Mas chegará o dia em que você estará. (a historia da igreja conta que quando Pedro foi ser crucificado por causa do testemunho de Jesus, ele pediu para o crucifica-lo de cabeça para baixo pois não se sentia digno de morrer como o seu Senhor.

3º O seu propósito permanece de pé. A reconciliação aponta para uma missão:
“Apascente as minhas ovelhas!” - Apesar de Pedro ter falhado na missão de amar a Jesus e o ter negado, os propósitos de Jesus para Pedro permaneciam os mesmos.
Alguma vez você se sentiu incapaz de fazer algo que o Senhor te designou a fazer por ter falhado?
Jesus fez questão de voltar no mesmo lugar onde ele havia chamado Pedro para o ministério, e reafirmou o convite: Segue-me!

CONCLUSÃO: A pergunta de Jesus segue sendo a mesma: TU ME AMAS? Mateus 24:12 Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará Muitos não são todos! Que o seu amor por Jesus seja constante e crescente.

Baixar carta