post-image

Sarados do abandono

QUEBRA GELO: Você já se perdeu em um passeio em família?

PASSAGEM BÍBLICA: João 6:47-69

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Hoje vamos falar de um tema que poucos costumam compartilhar, hoje vamos falar do ABANDONO. Existem algumas marcas que o abandono pode produzir, são elas: insegurança, baixa autoestima, necessidade de aprovação etc.
Lidar com o abandono pode ser uma experiência dolorosa, mas a fé e a confiança em Deus, o apoio da comunidade cristã e a oração são recursos importantes para enfrentar esses momentos difíceis, conforme ensinados pela Bíblia. Além disso, buscar orientação e apoio de líderes espirituais e conselheiros cristãos também pode ser útil. Nosso foco aqui é: aprender com Jesus como sermos sarados do ABANDONO:

1° Acredite. Você não foi abandonado por causa de suas falhas. Mas por causa de suas convicções.
No texto base podemos ver que a razão de alguns discípulos terem abandonado Jesus, foi porque Jesus não estava falando o que eles desejavam ouvir. A frase “duro é esse discurso” define bem qual era a expectativa dos seus ouvintes. Jesus não
muda seu discurso para agradar aos seus ouvintes. Logico que isso não nos dá o direito de sermos grosseiros ou inconvenientes; mas precisamos ser claros. Mateus 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Logo, somos sarados do abandono quando reconhecemos quem somos e o que falamos.

2° Valorize quem você é e o que você carrega. Jesus disse: Eu sou o pão da vida. João 6:48. Uma das marcas do abandono é uma sensação de descrédito, de baixa autoestima. Jesus passou por isso, João 6:41,42 - Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. ?² E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? Se você acreditar mais na falta de fé que as pessoas têm em você então você não viverá o que você acredita que pode viver. Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Você é uma pessoa única!
Já pensou que não existe ninguém na face da terra igual a você? Ninguém com a sua história de superação, ninguém com a sua capacidade de realização, ninguém com poder sobre você além de Deus e de você mesmo(a). você carrega uma identidade, uma habilidade e uma capacidade. E mesmo que você tenha sido abandonado tudo que está em você continua com você. Todos podem te abandonar menos você a você mesmo. E lembre-se: você nunca foi ou será abandonado por aquele que te criou: Isaías 49:15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que está se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti

3° Creia e confie no propósito de Deus para você. Muitas pessoas por causa do abandono que sofreram, vivem como vítimas ao invés de viverem como sobreviventes. E por isso deixam de experimentar as alegrias da superação. Jesus sabia que seria deixado e que morreria na cruz acusado por muitos dos que ele alimentou e curou. Porém ele entendia como parte do plano divino e ao invés de focar na dor, ele focava no propósito. João 16:21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Confie nos propósitos de Deus e que nenhum dos acontecimentos em sua vida podem mudar o propósito de Deus para você. João 6:47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. ?? Eu sou o pão da vida.

Conclusão: A CURA DO ABANDONO ESTÁ NA CERTEZA DE SUA IDENTIDADE.

Baixar carta