post-image

Adão onde estas

PASSAGEM BÍBLICA: Gn.3:1-13

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Em Genesis 3 encontramos a queda do homem da condição de criação para condição de criatura. Fruto de sua desobediência a palavra de Deus. E após a queda identificamos um homem que antes tinha sabedoria para dar nome à criação (privilégio dado por Deus a Adão. Deus criou. Mas adão chamou do que quis chamar e Deus concordou). Sendo Incapaz de dar nome ao seu pecado. Com medo, com vergonha e fugindo de Deus. (muitas pessoas estão vivendo desta maneira ainda hoje). Mas Deus não desistiu do homem ainda que o homem tivesse desistido de Deus. Ele chamou e chamou até ser respondido. Ainda hoje nós podemos fazer o mesmo que Adão fez. Ainda hoje muitos homens estão se escondendo de Deus. Mas Deus continua a nos chamar, com aquela voz que nos encontra e com a mesma pergunta (diga o nome das pessoas do Grupo) e pergunte: Onde estás?
Existem alguns ensinamentos que podemos aplicar a nossa vida hoje ao lermos o relato da queda do homem.

MEMORIZAR VERSÍCULO: "8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. 9 - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" Gênesis 3:8-9

1° É impossível nos escondermos de Deus. Pois ele não vai parar de nos procurar. Deus nunca vai desistir de nós. O Salmos 139:7-13 nos ensina isso:

7 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 - Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 - Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 - Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 - Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 - Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; (você já tentou se esconder de Deus? Você conseguiu?)

2° Deus não espera nossa explicação Ele deseja nossa confissão.

Quando Deus encontrou o homem, fez a ele uma pergunta simples e direta: você comeu da arvore que te ordenei que não comece? O que o homem fez? Acusou sua companheira de seu erro. 

Provérbios 28:13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

3° Deus deseja ter comunhão conosco. Ele nos chama “Adão onde estás? A mesa está pronta vamos conversar!”

Todos os dias Deus tinha um encontro com Adão. E nesse encontro Adão lhe contava o dia e recebia instruções para o próximo dia. Ainda hoje Ele faz o mesmo com cada um de nós. 

CONCLUSÃO: Quando Deus encontrou-se com Adão ele estava envergonhado por que estava nu. E após a constatação de que o homem havia pecado Ele providenciou uma forma do homem não sentir-se mais assim diante de Deus. Gênesis 3:21 - E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Hoje temos a mesma oportunidade por meio de Cristo Jesus.

Assim como um animal inocente deu a sua vida para cobrir as marcas do pecado na vida de Adão Cristo também entregou a sua vida para que pudéssemos estar diante de Deus. Então não perca a oportunidade de se encontrar com o Senhor. 

Efésios 4:24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

IMPORTANTE: Inscrições do Divisor de águas. Data 06 a 08 de Novembro. Multiplicação dia 29/10 e Batismo 31/10.  

 

Baixar carta