post-image

Vencendo o desânimo

QUEBRA GELO: Você já esteve ou esta desanimado? Quem nunca ficou triste ou decepcionado com algo ou alguém? Quem não já passou uma noite até mesmo chorando?

PASSAGEM BÍBLICA: 2 Corintios 4:16-18

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: A vida é feita de momentos bons e ruins. Quem nunca ficou triste ou decepcionado com algo ou alguém? Quem não já passou uma noite até mesmo chorando? Mas apesar desses momentos ruins, todos nos temos esperança de viver dias melhores. Na vida cristã não é diferente. Existem dias difíceis também, dias que parecem que Deus não esta ouvindo nossas orações, dias em que o que esperávamos não acontece dias em que o milagre tarda em chegar. Nessas horas precisamos de ânimo para vencer o desânimo. João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. No texto que lemos o Apostolo Paulo também no orienta sobre o que devemos fazer quando o desanimo bate em nossa porta.

MEMORIZAR VERSÍCULO: II Corintios 4:16 - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

1° OLHE O MOMENTO PELA ÓTICA DA FÉ

Como podemos fazer isso? Olhando para os exemplos da palavra de Deus. Muitos homens na bíblia passaram por tribulações, mas eles venceram todas as suas aflições com fé em Deus. Salmos 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas

2º Olhe para as aflições sob uma perspectiva passageira

Salmos 30:5b - O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Tudo tem um tempo determinado inclusive o dia mal. Quando ele vier não deixe que ele dite o seu futuro. Fale com Deus e consigo mesmo: “Calma, vai passar”. (diga a pessoa ao seu lado “calma, vai passar”.

3º Mantenha um olhar sobrenatural

II Corintios 4:18 - Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais(passageiras), e as que se não vêem são eternas.

Quando falamos para manter um olhar sobrenatural, não estamos dizendo para ignorar os fatos. Mas para não fazer deles a sua única fonte de informação. Olhe para os acontecimentos também com um olhar espiritual.

4° Não desista de si mesmo

2 Co.4:16 - Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, Deus não desistiu de nós: Efésios 2:4-6

4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Conclusão: Alimente a esperança, Tenha bom ânimo e Busque a Deus

Importante: Faço um apelo para que possamos estar nesse sábado na IMW de Magé as 14hs. Nossa Igreja esta escalada para liderar a intercessão pelo Concílio Geral nesse horário. Novas inscrições para Escola de Discípulos já estão abertas inscreva os membros do seu GCEU. 

Baixar carta