post-image

Não precisa falar duas vezes

QUEBRA GELO: Você já teve que pedir algo a alguém mais de uma vez? Como você se sentiu?

PASSAGEM BÍBLICA: Jonas 1:1-3, Jonas 3:1-3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Certa vez alguém me disse: “não se pode encher um copo cheio”. Esta palavra penetrou em meu coração como uma verdade inegável. Não somos capazes de convencer ninguém que já tomou uma decisão. O máximo que conseguimos as vezes e adiar os fatos. Nos textos que lemos podemos ver o próprio Deus passando por tal dilema com um dos SEUS profetas. Deus queria salvar os ninivitas. Mas Jonas não queria o mesmo que Deus.

MEMORIZAR VERSÍCULO: 22 - Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. I Samuel 15:22

 

Quando a vontade de Deus não coincide o que Devemos fazer? 

 

1º Não devemos fugir da presença de Deus.

 

O texto nos diz que Jonas fugiu da presença de Deus. Considerando que isso é impossível o que Jonas realmente fez? Ele não quis mais dar ouvidos a Palavra de Deus. Jesus nos ensina sobre as consequências desta decisão: Mateus 7:24 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;27 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

 

2º Existem ventos e situações que nós mesmos suscitamos. 

 

Jonas 1:4 - Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

 

Jonas 1:17 - Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

 

Nesses momentos o melhor a fazermos é nos arrependermos e esperar na misericórdia de Deus.

 

Lamentações 3:31 - Pois o Senhor não rejeitará para sempre. 32 - Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.

 

3º Fazer a vontade de Deus sempre será a melhor escolha.

 

Quando Jonas decidiu obedecer a voz de Deus não somente ele foi abençoado mas toda a cidade de Nínive. Quando decidimos obedecer a Deus toda nossa casa vive o benefício dessa obediência

CONCLUSÃO: Em que área de sua vida você precisa ser mais obediente a Deus? Tome a decisão hoje mesmo e viva na dimensão da benção de Deus.

Baixar carta